Dica 1

Como usar o Scrippy e o Outlook Express

 

Falaremos aqui como você deverá usar estes dois programas. Existem diversas maneiras de como salvar o seu trabalho no Scrippy e de como utilizá-lo no Outlook. Porém ensinaremos a maneira mais fácil, principalmente para você que está iniciando e também para o caso de você precisar da ajuda da Moderação em alguma lição.

O primeiro passo é abrir uma pasta no seu computador com o nome de Scrippy, e depois criar uma pastinha nova para cada lição que você fizer. Ex.: lição1; lição2; lição3; lição4, então você terá 1 pasta para cada lição que você estará fazendo.

Fazendo desta maneira, os seus gráficos não irão se misturar com os outros gráficos das outras lições e também facilitará quando você tiver dúvida sobre uma lição e precisar enviar esta lição - o .ssc e as imagens para a Moderadora conferir.

O Bloco Básico terá 50 lições.Quando você for começar um tutorial veja primeiro quais os gráficos e midi que você vai querer usar para esta lição. Gráficos e midi escolhidos coloque todos dentro da pasta da lição a ser feita. Com o seu material dentro da pasta seria interessante que vc renomeasse cada arquivo de acordo com a lição, mas isto fica a seu critério.

Aí, então, é que vc vai abrir o seu Scrippy e abrir um novo trabalho, clicando no ícone do papel branco. De acordo com o tutorial a ser feito, você irá colocar os dois primeiros Backgrounds. Após a inserção destes dois backgrounds você vai salvar o seu SSC, pela primeira vez, dentro da pasta da lição junto com os gráficos. Vá em File e salve em Save As. Isto irá salvar e criar o seu SSC dentro dessa pasta. Nomeie o seu SSC com o mesmo nome da lição, ou seja, lição1. Todas as vezes que vc for inserir um botão para os seus gráficos, vc vai procurar o seu gráfico (imagem) naquela pasta. Fazendo isso, o Scrippy vai registrar esse caminho quando inserir o seu gráfico ou midi. Depois com o continuar do seu trabalho é só ir clicando no ícone Save na barra de ferramentas.

Se você quiser, você pode renomear os seus arquivos, para poder identificar quais os arquivos pertencem a um mesmo papel. Utilize um mesmo nome como base. Veja a figura abaixo:

 

Quando você salvar o seu SSC dentro da pasta, será criado o ícone do Scrippy, conforme figura abaixo. O SSC será o esqueleto do seu papel. Você pode usar o SSC várias vezes, trocando os gráficos e midis por outros. Assim com um SSC você faz diversos papéis iguais com gráficos diferentes. Ele terá o nome de lição1.ssc.

 

Durante a confecção do seu papel, lembre-se sempre de SALVAR os passos executados no ícone SAVE na barra de ferramentas acima. Depois do trabalho pronto vamos salvá-lo para usar no Outlook Express.

Vamos explicar aqui a forma mais rápida para salvar seu trabalho e enviar para o Outlook.

Agora vamos salvar este mesmo papel temporariamente no Outlook. Veja a figura abaixo:

Usando este ícone apontado pela seta, você enviará o seu papel direto para o Outlook. Ele vai te mostrar um aviso de que o papel já foi enviado para o Outlook, então é só clicar OK e usar o papel no Outlook.

Pronto! O seu papel já está salvo e pronto para ser usado.

Agora vamos usar o seu papel no Outlook. Temos 2 maneiras para usá-lo.

Como você salvou o seu papel temporariamente, usando o ícone do Scrippy, este papel é o que está na vez. Isto é, o último papel feito.

Abra o Outlook. Clique na seta, conforme mostra a figura abaixo:

Depois clique em Selecionar papel de carta, como na figura.

Irá abrir o seguinte menu:

Na pasta Papel de Carta do Windows (veja no campo Examinar), procure pelo ítem (ScrippyEmail).htm e dê OK.

O papel abrirá no Outlook. Porém este procedimento só funcionará enquanto o seu último trabalho estiver no (ScrippyEmail).htm. Quando você criar um outro papel e fizer este mesmo procedimento, o novo papel assumirá o (ScrippyEmail).htm e assim sucessivamente.

Pronto! Ele abrirá no Outlook, escreva a sua mensagem e envie.

Espero ter explicado tudo direitinho.

Qualquer dúvida é só perguntar.

 

Texto elaborado por Sissy Oliveira
Screenshots por Flor@ e Sissy Oliveira.
Formatado por Maga em setembro de 2005.