Dicas - Gráficos (Imagens)

 

Antes de você começar a usar o programa Scrippy, você precisa ter uma boa base de como trabalhar as suas imagens. O nosso grupo é de Scrippy, portanto não ensinaremos como trabalhar as imagens, mas algumas noções básicas serão dadas como Dicas.

Programas de Gráficos

Você precisa ter um programa para trabalhar as suas imagens. Existem vários: Photoshop, Photo Impact, Paint Shop Pro e outros. Entretanto o mundo de Papéis de Carta (Stationery, em inglês) para o Outlook Express usa o Paint Shop Pro (PSP), agora na sua versão 9. No endereço da Jasc Software você o encontrará para download por 30 dias: http://www.jasc.com/download_4.asp

Tutoriais

Existem vários sites na internet com tutoriais de como usar o PSP. Uma excelente lista destes sites você encontrará na nossa page de links.

Técnicas de Gráficos que Você Precisa Saber

Você precisará saber como fazer alguns tipos específicos de Gráficos:

Você precisará saber como fazer uma gif transparente. Enviaremos também algumas dicas de como fazê-la. O interessante seria vocês, também, participarem de um grupo de aprendizado do PSP. Existem vários excelentes no Yahoo Grupos.

No Scrippy serão usadas imagens JPG (mais leves) e GIF (transparentes, mais pesadas), também usaremos músicas nos formatos MID e WAV. Porém, tenham muito cuidado com as WAVs, pois normalmente são muito pesadas. Pode-se, também, usar os dois ao mesmo tempo, desde que não fiquem muito pesados. Você pode usar junto uma MID e uma WAV, mas nunca duas MIDs ou duas WAVs.

O peso de um Papel de Carta é muito importante. A maioria dos programas gráficos dão a opção para diminuir o peso das imagens usadas, tanto em JPG quanto em GIF. Se você for imprimir uma imagem ela deverá ser salva com o maior número possível de pixels para que ela fique perfeita. Entretanto, para a imagem ser vista no monitor do computador, e pelas suas configurações, as imagens deverão ser salvas com uma resolução mais baixa.

O tamanho físico de um gráfico é muito importante para um bom desempenho no Outlook Express. Já falamos sobre este item na primeira Dica enviada. Quando um background se posiciona no Outlook, ele procura se espalhar por toda a tela. Um background pequeno leva mais tempo neste processo e um background muito grande causará problemas se for para movimento (scrolling). Como uma regra geral, a melhor opção de tamanho para um background é de 200x200 pixels. Se você ver os sinais de mais (+++++++++) na barra de baixo quando um papel está se abrindo, as chances para isto é que o background e/ou scrolls são muito pequenos, ou tem demais, ou ainda, tem muito scroll no papel para o Outlook funcionar normalmente.

O tamanho físico de um gráfico também deve ser considerado na perspectiva de sua apresentação, tendo em vista que os usuários possuem diversas resoluções de monitores.

Se você fizer uma lateral ou topo scrolling e deseja ter uma área de mensagem, você precisa pensar no tamanho do seu gráfico de movimento. Para a maioria dos gráficos laterais e de topo, para movimento, o ideal seria de 250 x 250 pixels. Experimente e veja o que melhor funciona.

O total de peso de um papel no Scrippy é muito importante. Enquanto você está fazendo o seu papel no Scrippy, você poderá verificar o peso dele no canto inferior direito. Lembre-se, entretanto, de que o Outlook irá acrescentar, em média, 30% de peso. Se você ver que no Scrippy ele já está com mais de 460 Kb, tenha muito cuidado, pois ao deixar o Outlook ele estará com mais de 600 Kb! O ideal é que no Scrippy ele esteja em torno de 420 a 460 Kb.

Esperamos que isto não seja muito técnico para você, mas, com certeza, lhe ajudará muito no seu trabalho!

 

Tutorial Scrippy Classic
Traduzido por Sissy Oliveira para ScrippyBR
Agosto 2004
Formatado por Maga em setembro de 2005