Como Fazer um Gráfico Scroll com Bordas Seamless

 

Abra o seu gráfico no PSP e faça uma seleção no tamanho e largura que vc desejar. Aqui neste exemplo, iremos fazer uma barra longa e estreita. Não faça muito pequena na altura para não causar problemas na abertura do seu papel no Outlook.

 

Copie esta seleção e Cole como uma nova imagem. (Copy/Paste as a new image). Image > rotate > clockwise 90 º

Veja o tamanho da sua nova imagem e acrescente o mesmo valor para direita usando o image > canvas size. Selecione a parte transparente e pinte com um cor que não esteja na sua imagem. Veja que neste exemplo foi usada a cor vermelha.

 

No menu de Selection clique em Invert. Agora o que está selecionado é o gráfico.

Copie o gráfico que está selecionado. Novamente clique em Invert para a parte vermelha ficar selecionada. Cole clicando em Paste Into Selection. Com ele ainda selecionado vá em Image / Mirror. Selections > select none. O resultado será a imagem abaixo.

 

Se você quiser, pode acrescentar o efeito de Bevel. Se você acrescentar o Bevel, terá que cortar as duas extremidades da barra, usando a ferramenta crop, assim você tira o arredondamento das pontas. Um leve seamless vertical evitará que elas fiquem com emenda.

Para fazer a mesma imagem na vertical, duplique a barrinha horzontal, e dê um Image > rotate > clockwise 90 º e salve as duas.

Espero que este tutorial lhe ajude se você tiver problemas em fazer barras horizontal e vertical.

Se você quiser, poderá fazer um botão quadrado da mesma imagem que você fez as barras para usar em cima das junções das barras, selecionando uma parte da imagem. Para ficar com um melhor acabamento uso o efeito Bevel. E para complementar se quiser, ainda, você pode acrescentar uma borda preta (ou cor de sua preferência) de 1 pixel.

Resultado final na horizontal.

 

Tutorial Scrippy Classic
Traduzido e adaptado por Sissy Oliveira
Abril 2005
Formatadopor Maga em 09/2005