Como Copiar e Colar (Copy e Paste)

 

Esta é a nova ferramenta da nova versão do Scrippy e é excelente, pois nos ajuda muito a ganhar tempo na confecção de nossos trabalhos.

Você pode Copiar e Colar qualquer objeto (botão) inserido, individualmente ou em grupo. Para isto, você só precisa selecionar o que você quer copiar e colar no local desejado.

Entretanto, tenha muito cuidado ao colar, pois se você não especificar onde você quer que o objeto seja colado, ele irá colar abaixo do objeto que foi selecionado e copiado.

Veja nas instruções abaixo como fazê-lo:

Primeiro selecione o objeto que você quer copiar, aqui será o botão do Positioned Container:

 

Como este Container tem dois objetos dentro, o container será copiado juntamente com os dois objetos - Background e Frame.

Com o Container já selecionado, vá em Edit > Copy Positioned Container

 

A seguir, vá novamente em Edit > Paste Positioned Container

 

Ou você pode, apenas, clicar no ícone Paste na barra de menu:

 

 

Veja na figura acima, que como você não especificou onde você queria que ele fosse colado, o container copiado se posicionou (foi colado) logo abaixo do Positioned Container que foi copiado um pouco mais para a direita, juntamente com os seus dois objetos, separando os objetos do container copiado. Note que os objetos do container copiado ficaram mais para baixo.

Porisso que você tem que ter cuidado ao colar um objeto. Você precisa especificar onde você quer que seja colado. Veja abaixo:

 

Após eu ter selecionado o objeto a ser copiado e copiado ele, antes de colar eu especifiquei que quero que ele seja colado em baixo do objeto Frame. Para isso eu selecionei o objeto Frame. Aí então eu colo. Veja abaixo onde o Positioned Container e seus dois objetos se posicionaram:

 

Veja que o Positioned Container foi colado logo abaixo do objeto Frame e paralelo a ele, porém se o seu trabalho não quer que ele fique nesta posição e sim paralelo ao Positioned Container de cima, é só você clicar e arrastar esse Posicioned Container para junto da borda esquerda para que ele fique paralelo ao container de cima. Arrastando o container, ele irá carregar junto os seus dois objetos. Veja abaixo:

 

Agora veja a figura abaixo:

 

Os objetos Background e Frame não estão dentro do Positioned Container, sabemos disso porque eles estão paralelos ao container. Se estivem dentro dele, eles estariam posicionados um pouco mais para a direita, conforme os vistos acima. Então se eu quiser copiar e colar este Positioned Container, apenas ele será copiado e colado.

Espero que você tenha entendido esse processo. Não é difícil, apenas deverá se ter cuidado no processo de copiar e colar.

 

Elaborado por Sissy Oliveira
Para ScrippyBR
Setembro 2005
Formatado por Maga em 09/2005