Seamless no PSP

Tirando emendas

 

Em muitos tutorias você verá na lista de materiais para os trabalhos a indicação para usar um back seamless. Back seamless é algo muito simples de se fazer, com a ferramenta Seamless tiling do PSP, da versão 8 em diante.

Não existe nada mais feio em qualquer trabalho, do que um back que tenha emendas, com certeza a emenda desvaloriza o trabalho, deixa com aparência de mal acabado e salta aos olhos de quem o vê. Não queremos arriscar o sucesso do nosso trabalho com uma emenda que insiste em aparecer!

Mesmo em scrolls que sejam em finas linhas, as emendas aparecem, tenha sempre o capricho de tirar a emenda dos seus backs! :o)

O tipo de seamless a ser aplicado, dependerá sempre da imagem que estaremos utilizando. Para algumas um seamless em default, para outras apenas seamless na vertical ou horizontal, ou ainda, aplicando o semaless na horizontal e depois na vertical.

Seamless em Default:

Alguns trabalhos pedem back seamless de 200 x 200 (também chamado de tile, background), Este será um back simples trabalhado a seu gosto e depois aplicado o seamless default. Em alguns outros trabalhos, precisaremos de uma imagem no seu tamanho original, com seamless que aplicado no default, ficará assim:


Imagem Original


Seamless Default

Original Com Seamless

Original com emenda

Original sem emenda

com emenda
Sem emenda

 

Para aplicar o seamless Default vá em Effects > Image Effects > Seamless tiling. em preset, marque default e depois ok

 

Seamless nas Laterais:

Em outros trabalhos, precisaremos tirar a emenda apenas nas laterais, quer seja para um scroll que role para left ou right (esquerda/direita) ou top - bottom (cima/baixo).

Veja estes exemplos: A imagem foi usada no desafio 5 do Básico, onde o scroll é horizontal com movimento para a esquerda (left)

 


Sem seameless nas laterais


Com Seamlles nas laterais

Sem seamless Com seamless

 

Para este tipo de seamless, utilizo estas configurações:

Seamless Horizontal

 

Clicando no ícone do disquete, vc poderá salvar esta configuração nos presets, para que esteja disponível sempre que precisar, basta dar um nome para o preset, e clicar em ok.

Para aplicar na vertical, se o scroll do trabalho for no sentido: up/down (ou vice-versa) basta procurar o preset que vc salvou e mudar no horizontal para vertical.

Você também poderá utilizar este tipo de seamless, aplicando na vertical e depois na horizontal, na mesma imagem, como é o caso do tutorial Losangos do Iniciantes, onde a imagem principal é usada como back.

 

Elaborado e formatado por Magali Oliveira (Maga)
Para ScrippyBR
Novembro 2005